sábado, junho 23

[Especial] Romances Sobrenaturais III - Lobisomens

 

Estive empenhada em criar algo diferente do ano passado para o Dia dos Namorados 2012, mas ele acabou passando muito rápido. Felizmente, Junho pode ser considerado o Mês dos Enamorados, e resolvi dedicar um Especial aos Amores Sobrenaturais que trouxeram suspiros e Criaturas Top do Charme à nossa literatura. Entre YAs' e livros para o público adulto, tanto do Brasil como de fora, o que importa aqui são dois elementos: a Paixão e a Ficção/Fantasia/Supernatural, que se encaixam como luva e mão.

Já vimos algumas das melhores indicações de livros nacionais e estrangeiros abordando o mito dos Vampiros e também a conotação romântica dos Anjos. Hoje é dia dessas feras indomáveis, de gênio forte e força sem medida...



LOBISOMEM - O MITO

Werewolf, Dracopyre.
Lobisomem, Licantropo.
Versipéli, Volkodlák, Wahrwolf, Óborote, Hamtamm, Loup-garou.
Do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem".


Na literatura, no cinema, nos games e onde a imaginação permitir, eles tomam conta do espaço com seu porte, com aquela força total ou aparentemente incontrolável, e sua alma humana sob todos aqueles pelos e uivos ameaçadores.

A lenda, de origem europeia, preconiza que um homem poderia transformar-se em lobo ou lobisomem em noites de lua cheia, e apenas retomaria a sua forma humana quando o sol despontasse no horizonte. Na verdade, o mito existe há tanto tempo que fontes afirmam vir da mitologia grega. A ficção moderna aponta as balas de prata ou o fogo como duas fraquezas do mito, e os meios mais recomendáveis de matar a fera. E também, há a ideia de que eles não assumem apenas uma forma híbrida, misturando o humano e lupino, mas um grande lobo com poder sobrenatural.

Há lendas por nossas bandas, também, alimentando o folclore nacional. Muitas delas, colorindo a sabedoria popular, variando de região a região. Por exemplo, diz-se que o sétimo filho, depois de 6 nascidos homens ou de 6 mulheres em sequência, será amaldiçoado com a transformação; ou o 7º filho de um 7º filho (comum antigamente, quando as pessoas tinham 10, 12 filhos); ou homens impuros que deitam com comadres; ou quem é mordido por um lobisomem. Outras versões dizem que é o oitavo filho quem se transforma por natureza. Em todo caso, o número 7 tem uma forte conexão com o mito. [Seria coincidência, o fato de muitos crédulos afirmarem que o 7 é o número mágico mais poderoso? Até Lord Voldemort pensa que sim!].

Em outras partes do país, em noites de sexta-feira, é bom ficar longe de encruzilhadas. A fera procuraria por sangue e caçaria seres vivos sem focar vítimas em especial, mas há pessoas que mencionam a busca por bebês não batizados (aspecto religioso, para estimular o batismo).  Dentro do mito, em Portugal e Galiza, ainda encontramos o termo "Peeira" ou "Fada dos Lobos", que seria uma jovem guardadora ou companheira de lobos, sua versão feminina, e ela teria o dom de comunicar-se com ou controlar as feras.

Cada autor que utiliza o mito em suas histórias [seja como protagonistas, seja como antagonista ou ainda como personagens em tramas secundárias] pode aplicar suas próprias alterações. Por exemplo, temos algumas histórias de vampiros famosas e com tramas mais abertas, quando a ficção foi colocando-os como inimigos mortais dos lobos. Em algumas delas, eles se tornam personagens tão importantes que é impossível dissociá-los nelas. Não apenas na Literatura, como no Cinema.


OBRAS ESTRANGEIRAS QUE ABORDAM O MITO:


- CREPÚSCULO: Jacob Black, Seth, Sam e todos os lobos da reserva;

- DIÁRIOS DO VAMPIRO: Tyler e os demais lobisomens, e mesmo Klaus, um híbrido;
 

- Híbridos também foram usados em "UNDERWORD", uma das produções que considero mais interessantes do tema. Outros mitos podem se relacionar, como Bruxo + Lobisomem, no caso do eterno Professor Lupin (HARRY POTTER).

- A PASSAGEM DO ANJO (John Sack)

- VAMPIROS DO SUL, o personagem Alcide.





No Brasil temos não apenas talentosos, mas grandes representantes no tema, como é o caso de
antologias lupinas e outras publicações, tais como...

- ANDRÉ VIANCO: O Turno da Noite (vampiros e lobisomens)

- ALFER MEFEIROS: Fúria Lupina
 

- ANDRÉ BOZZETTO JR.: Jarbas
AMORES SOBRENATURAIS - OS LOBISOMENS

Confiram abaixo alguns dos melhores lobisomens que já pintaram na literatura, nos livros em que são protagonistas ou não ;-)



A GAROTA DA CAPA VERMELHA (SARAH BLAKLEY-CARTWRIGHT, EDITORA ID, 2011)
Skoob
Mais da autora
Ainda não li o livro, mas vi o filme e adorei, especialmente o final. Alguém já me avisou que o filme é que conclui o livro e isto me desanimou um pouco para ler, mas pensando bem é um estímulo para adquirir a mídia e a edição impressa.


O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita.

Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado.


Não encontrei notícias sobre uma sequência, muito embora o final nos tenha deixado desejando isto. Vamos ver o que Sarah apronta para nós ;-)

Em números de skoobers:
4.683 Estantes
2.232 Já leram
1.076 Desejam-no
   111 Resenharam o livro




OS LOBOS DE MERCY FALLS (MAGGIE STIEFVATER, AGIR, 2010)
Skoob
Mais da autora e da série
Francamente, conheci a trilogia por ocasião dessa pesquisa, e fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que falam BEM dela. O primeiro livro tem uma taxa de desejos alta e de trocas baixa, o que já é um bom sinal, e quero compartilhar com vocês ;-)


Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcatéia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas: uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo.

Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido. Primeiro livro da série Os Lobos de Mercy Falls, Calafrio é a história de dois jovens que aceitam correr todos os riscos pelo amor, até mesmo o de deixarem de ser quem são
.


A trilogia é composta dos livros CALAFRIO (SHIVER), ESPERA (LINGER) e FOREVER, que ainda não tem prazo de publicação no Brasil.

Em números de skoobers:
3.155 Estantes
1.652 Já leram
   696 Desejam-no
   169 Resenharam o livro



SANGUE E CHOCOLATE (Annette Curtis Klause, Underworld, 2011)
Skoob
Mais da autora
Gente, eu também acabo de conhecer este livro e me agrada que saia um pouco do comum, dos personagens masculinos maravilhosos e fenomenais - ok, Vivian deve apaixonar-se por um maravilhoso fenomenal. É bom ver uma protagonista em forma de um mito que tantas vezes recaiu em um papel masculino. Além de uma capa maravilhosa. Já foi adaptado para o cinema (estrelando nosso lindo Hugh Dancy), mas mudaram tanto a história que a própria autora ficou triste com o fato. O que considero um baita desrespeito.


Sangue e Chocolate (Blood and Chocolate), escrito por Annette Curtis Klause, conta a história de Vivian Gandillon que saboreia a mudança, a dor doce e poderosa que a leva de garota à lobo. Com dezesseis anos, ela é bonita e forte, e todos os lobos jovens estão em seu pé. Mas Vivian ainda está de luto pela morte de seu pai; seu grupo continua sem um líder e em desordem, e ela se sente perdida nos subúrbios de Maryland. Ela deseja uma vida normal. Mas o que é normal para um lobo que precisa a todo custo esconder a sua identidade dos humanos? 

Vivian ganha a vida trabalhando numa loja de chocolates e acaba se apaixonando por um garoto humano, bom e gentil, gatoso um alívio bem vindo para ela. Ele é fascinado por magia, e Viviam deseja se revelar para ele. Provavelmente ele a entendêria sua natureza dupla e não sentiria medo ou repulsa como um humano normal faria. A lealdade dividida de Vivian é forçada ainda mais quando um assassinato brutal ameaça expor o grupo. Movendo-se entre dois mundos, ela não parece pertencer a nenhum dos dois e se sente perdida entre as regras de lealdade de seu mundo e a vontade de se revelar seu amado.

Apesar de seu sucesso, o livro não tem notícias sobre uma sequência. Ainda o/
Update: acabei de ver o filme, e ele me causou conflitos... Gostei, mas não foi espetacular. Teve uns efeitos legais, mas faltou algo. Quero ler o livro.

Em números de skoobers:
957 Estantes
267 Já leram
355 Desejam-no
11 Resenharam o livro




A MALDIÇÃO DO LOBISOMEM (SHANNON DELANY, UNIVERSO DOS LIVROS, 2011)
Skoob
Mais da Autora
Apesar de já ter visto a capa, a sinopse e alguns bons comentários sobre o livro em alguns blogs, ele não me interessara realmente até saber do romance envolvido ^^
Sempre bom, não é?


 
Quando Jess Gillmansen é chamada para comparecer à sala da direção, ela pode somente Quando Jess Gillmansen é chamada para comparecer à sala da direção, ela pode somente imaginar ser por duas razões: Eles finalmente descobriram quem escreveu o editorial criticando os valentões da escola, ou mais uma reunião para falar sobre a recente morte de sua mãe. 


Porém inesperadamente ela descobre que a direção da escola quer que ela apenas sirva de guia para o novo aluno – mas ele chega com seus próprios problemas, que inclui uma escolta policial. O mais novo membro da escola Junction High, Pietr Rusakova possuiu segredos para esconder – segredos que acabam levando grandes problemas para a pequena cidade de Junction – incluindo mudanças tão dramáticas que certamente acabaram com sua vida mais cedo.


A série tem os livros A Maldição do Lobisomem, O Segredo das Sombras, Bargains and Betrayls, Destiny and Deception,  Rivals and Retribution. Ainda uma Prequel chamada Beasts and BFF's.

Em números de skoobers:
422 Estantes
141 Já leram
101 Desejam-no
 18 Resenharam o livro


Até a próxima, e fiquem de olho na Lua Cheia, gente linda  ;-)


FONTE:
Lobisomem
A tranformação do lobisomem

3 Comentários:

Douglas Dias Brandão disse...

Amo o tema lobisomens.
Adorando esses posts especiais!

HONORATO, Sandro disse...

This :)
Sou fã do que é sobrenatural.
Seja livros/filmes/seriados..enfim.
Gostei das dicas :)

Beijos e cuide-se

RIMAS DO PRETO

Leila disse...

Meu lobisomem preferido é, sem dúvida, o Jacob da série Crepúsculo...

Postar um comentário

Obrigada pela presença e participação! ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Aqueles considerados inapropriados à nossa política serão automaticamente excluídos. Comentários anônimos não serão aceitos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...